AHBVT
Sun
 "Dedicação e Honra" Telefone: 252 400 700       Emergência:  112

Momentos

Estávamos no ano de 1966, quando é lançado um anúncio no Jornal da Trofa, a fazer um apelo á população, para a aquisição de uma Ambulância para transporte de doentes e sinistrados, que dela necessitem. A fundação da instituição começa a ser pensada e um punhado de trofenses começa na elaboração dos estatutos, em 1970.

Em Abril de 1971 são elaborados pela primeira vez os Estatutos, que são enviados ao Governo Civil do Porto, para a criação da Associação Humanitária Trofense. Só com a alteração politica pós 25 Abril é que foi autorizada a criação da Associação, o que veio a ser aprovado em 30 de Setembro de 1976, data essa que fica a vigorar como data da fundação da Instituição.

Começa-se então por arranjar um local onde possam estar estacionadas a viatura e o pessoal que entretanto começou a receber instrução, para a criação de um Corpo de Bombeiros Voluntários. Esse local viria a ser uma pequena garagem situada junto á Estação de caminho de ferro, mais precisamente na Rua Dr. António Cruz.

Passado pouco tempo e dada a exiguidade do espaço, arranjou-se um armazém na Rua D. Pedro V, que com varias adaptações se tornou num espaço mais acolhedor e que já permitia fazer de garagem e um pequeno local para os voluntários descansarem durante o período da noite.

Foram adquiridas novas viaturas, mais voluntários e o espaço começou a ficar reduzido. Face ao desenvolvimento efectuado, á estrutura criada, havia necessidade de pensar em novos voos, e é então que se pensa na construção de um Quartel – Sede.

Após uma luta quase incessante para adquirir o terreno e deitar mãos á obra, eis quem em 23 de Setembro de 1984, é efectuado o lançamento da 1ª pedra para a construção do que viria a ser um dos maiores e melhores quartéis de bombeiros da zona norte e quiçá do País. Passados que foram quatro anos é inaugurado em 24 de Abril de 1988, o Quartel Sede, que além da parte operacional engloba uma parte social, com Museu e Biblioteca, bem como um Salão para realização de actividades culturais.

Na sequência do compromisso assumido na troca de terrenos, onde foi construído o novo quartel, a Associação fez um acordo com a Segurança Social para a criação de uma Creche e Jardim de infância, tendo assim criado uma vertente social, única a nível nacional.

Novas viaturas foram chegando, novos voluntários se foram formando e as estruturas começam a alargar-se e houve necessidade de muito trabalho para se actualizarem os recursos humanos, tanto a nível administrativo, como a nível operacional.

Em 1994, são alterados os estatutos da Associação, que passa a designar-se como Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Trofa, ficando também designada como Associação Humanitária Trofense.
Já em Janeiro de 2009, com a reforma legislativa existente, são novamente alterados os estatutos com a designação actual da Instituição, conforme institui o Regime Jurídico das Associações Humanitárias de Bombeiros.

Design by: AMCProviders 2019 © Todos os direitos reservados